Lucas Leiva, ex-volante celebra volta de Mano Menezes ao Grêmio e relembra trajetória marcante
- 24/04/2025
Ídolo em campo, agora na torcida
Lucas Leiva, um dos grandes nomes da história recente do Grêmio, comemorou o retorno de Mano Menezes ao comando do Tricolor. Em entrevista ao programa Sem Filtro, o ex-volante não escondeu a alegria ao ver novamente no clube o treinador que ajudou a moldar sua carreira.
“Fiquei muito feliz. Ele vai trazer estabilidade e uma ideia de jogo que poderá ser vitoriosa”, afirmou. Lucas, que vestiu a camisa 8 no time gaúcho, destacou a importância de Mano no início da sua trajetória como profissional, ainda em 2005.
“Depois de 20 anos do início da sua caminhada aqui, acho que retornar é motivo de orgulho. Estou torcendo muito, porque ele foi um cara importante para mim”, completou.
Números que marcaram época
Revelado nas categorias de base, Lucas Leiva teve duas passagens pelo Grêmio. A primeira, entre 2005 e 2007, foi meteórica: em 79 partidas, marcou 11 gols e conquistou dois Gauchões (2006 e 2007). Foi ainda peça-chave na campanha da Libertadores de 2007, quando o clube ficou com o vice-campeonato continental.
Disputou 17 jogos, em 2022, balançando as redes três vezes. Mesmo com tempo reduzido em campo, foi decisivo na Série B com gols importantes contra Sport, CSA e Náutico. A média de nota no Sofascore em algumas partidas foi de 7.7, destacando seu impacto técnico e tático mesmo no fim da carreira.

O retorno ao Imortal em 2022 era para ser o capítulo final de uma história de amor com o clube. Porém, em março de 2023, uma condição cardíaca detectada em exames o forçou a se aposentar. Apesar disso, o carinho da torcida e o respeito dentro do clube seguem intactos.
Agenda do Grêmio
O Grêmio volta a campo nesta quinta-feira (25) pela Copa Sul-Americana, quando enfrenta o Godoy Cruz, às 21h, no Estádio Malvinas Argentinas, em duelo direto entre os líderes com 100% de aproveitamento no Grupo D. Pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor joga no domingo (28), às 18h30, contra o Vitória, no Barradão, pela 4ª rodada da competição.